sábado, 26 de abril de 2014

Dia de prevenção!


"Dia D" da vacinação contra a gripe será este sábado (26) no Rio Grande do Sul. Para a mobilização, a Secretaria Estadual da Saúde orienta que os municípios mantenham abertas as mais de duas mil unidades básicas de saúde onde a vacina é oferecida.
Os grupos prioritários para receber a dose são: crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, indígenas e doentes crônicos. Ao todo, a população-alvo no estado soma mais de 3,5 milhões de pessoas. Com a meta de alcançar 80% de cobertura em cada grupo, a campanha vai até o dia 9 de maio.
De acordo com o governo, a vacina protege contra três tipos de vírus influenza: A-H1N1, A-H3N2 e Influenza B. Neste ano, houve uma ampliação na faixa etária das crianças (a partir dos seis meses) a serem imunizadas, agora estendida até as menores de cinco anos. Além desse incremento, houve a destinação de uma maior quantidade às pessoas com doenças crônicas.
Devem receber a vacina pessoas com doenças respiratórias, cardíacas, com imunodeficiência, entre outras que tenham recomendação médica para isso. (veja aqui o quadro com categorias de risco com indicação para a vacina)
A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). A definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. Conforme a secretaria, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
O tratamento pode ser prescrito tanto por médicos do SUS como particulares, com a dispensação, sem custos, garantida pela rede pública. Para retirar o antiviral, o paciente deve apresentar somente prescrição médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário