quinta-feira, 26 de junho de 2014

Pesquisa aponta o Rio Grande do Sul como 3º no ranking de exportações

Safra da soja é decisiva na balança comercial
Embora a maior parte da supersafra de 13 milhões de toneladas de soja deste ano ainda esteja armazenada nos silos, a colheita recorde da oleaginosa já mostra efeitos positivos na balança comercial de maio. Depois de quatro meses oscilando entre a 5ª e a 6ª colocação no ranking nacional de estados exportadores, o impacto das vendas do grão no mercado internacional colocou o Rio Grande do Sul de volta ao 3º lugar, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.
E ainda há muita soja para entrar em junho e julho, segundo alertou o economista da Fundação de Economia e Estatística (FEE) Guilherme Risco, responsável pela pesquisa divulgada na última terça-feira, na sede da FEE. Risco acredita em uma tendência positiva no indicador para os próximos meses.
No acumulado dos primeiros cinco meses de 2014, o Estado ainda aparece como o 5º maior exportador do país, sendo superado, além de São Paulo e Minas Gerais, por Rio de Janeiro, Mato Grosso e Paraná. Neste período, as exportações acumularam US$ 6,9 bilhões, representando 7,63% das vendas nacionais ao mercado externo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário