sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Ibama concede licenciamento para duplicação da BR 290

Foi assinado nesta sexta-feira, em Brasília, pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) o licenciamento para a duplicação da BR 290. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) dependia do documento para começar a obra entre Eldorado do Sul e Pantano Grande. O projeto está dividido em quatro lotes e custará aproximadamente R$ 650 milhões. 

Quatro consórcios deverão realizar a obra e a estimativa é de que leve dois anos e meio para concluir o trecho de 115 quilômetros, segundo o Superintendência Regional do Dnit no Estado do Rio Grande do Sul. O superintendente do Ibama no Rio Grande do Sul, João Pessoa, explicou que o instituto já havia verificado a viabilidade ambiental do empreendimento. Após o término da duplicação e dos reparos, o Dnit deverá pedir o licenciamento de operação. “A licença assinada agora é para o início das obras. Foram questionados todos os órgãos sobre os impactos negativos e positivos, como se faz em qualquer projeto”, disse. Foram ouvidos o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Fundação Nacional do Índio (Funai), entre outros para emitir licença. 

Segundo o Dnit, a BR 290 é a principal ligação entre a região Metropolitana de Porto Alegre e a Argentina, via Uruguaiana. Isso caracteriza a rodovia como importante rota de transporte de cargas entre os países do Mercosul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário