A partir de hoje o blog vai expôr um pouco sobre cada um dos símbolos do Rio Grande do Sul. Além da Bandeira, do Hino e do Brasão, existem pelo menos outros 10 símbolos determinados no estado. Começamos pelo Quero-quero
O quero-quero é comum em muitos países; é a ave-símbolo do Rio Grande do Sul e também do Uruguai.
por isso em seu redor se formaram várias lendas, aparece em cantigas tradicionais e se tornou personagem literário e dramatúrgico. Também deu seu nome a produtos e estabelecimentos comerciais, projetos educativos e um grupo musical gauchesco.
A título de exemplo de sua popularidade, aludindo ao seu papel de sentinela dos campos - pelo que é muito estimado pelos estancieiros e fazendeiros - cite-se Rui Barbosa, que em um discurso proferido em 1914 chamou a ave de "o chantecler dos potreiros. Este pássaro curioso, a que a natureza concedeu o penacho da garça real, o vôo do corvo e a laringe do gato, tem o dom de encher os descampados e sangas das macegas e canhadas com o grito estrídulo, rechinante, profundo, onde o gaúcho descobriu a fidelíssima onomatopéia que o batiza". No terreno folclórico, pode-se trazer à memória uma quadrinha brasileira, que reza:
-
- Quero-quero vai voando
- e os esporões vai batendo.
- Quero-quero quando grita
- alguma coisa está vendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário