quinta-feira, 29 de maio de 2014

Nos pampas a "alma" gaúcha


O pampa ocupa 63% do território do RS, e faz parte de uma das maiores regiões de campos do mundo
fotos Miguel von Behr/Ibama

Wikipédia: "Pampa" originou-se do vocábulo quéchua pampa, que significa "planície" . "Campos" é oriundo do termo latino CAMPV . "Campanha" é oriundo do termo latino tardio CAMPANIA.

PampaPampasCampos do SulCampos Sulinos e Campanha Gaúcha são termos que se referem à região pastoril de planícies com coxilhas localizada no sul da América do Sul. Abrange a metade meridional do estado brasileiro do Rio Grande do Sul (ocupando cerca de 63 por cento do território do estado) , o Uruguai e as províncias argentinas de Buenos AiresLa PampaSanta FéCórdobaEntre Ríos e Corrientes.

O Pampa ocupa pouco mais de 176 mil quilômetros quadrados no Brasil, mas se estende também pela Argentina e Uruguai, chegando a 700 mil quilômetros quadrados. É uma das maiores regiões de campos do mundo e o único bioma brasileiro restrito a um estado, representando 63% da área do Rio Grande do Sul. 
Entre as ameaças ao bioma, estão a expansão descontrolada da fronteira agrícola, a mineração, o sobrepastoreio, a extração de lenha, a invasão por espécies exóticas, o plantio de monoculturas e a caça.






Sua vegetação é dominada por gramíneas e arbustos. Em alguns pontos, se avistam pequenas matas, os capões. As árvores de maior porte são encontradas nas margens dos rios, sangas e arroios. Sete tipos de cactos e bromélias só são encontradas naquela região. Quanto à fauna, existem 102 espécies de mamíferos, 476 de aves e 50 de peixes. 
Abaixo do solo do Pampa está o Aqüífero Guarani, uma das maiores reservas de água doce subterrânea do mundo, dividida entre Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário