sábado, 20 de setembro de 2014

Hoje é o "Dia do Gaúcho", conheça um pouco mais da nossa história


A Província de São Pedro do Rio Grande do Sul foi a última parte do Brasil a ser colonizada. A razão da vinda tardia dos portugueses, devia-se por ser esta região inóspita, deserta, massacrada pelo minuano e os colonizadores não vislumbravam nenhuma riqueza aproveitável. Além disso, a maioria das terras, pertenciam a Espanha. Somente após o Tratado de Madri (1750) é que, por exemplo, as Missões jesuíticas dos Setes Povos passaram às mãos portuguesas.
Motivos estratégicos é que obrigaram os portugueses a conquistar este espaço, que era chamado de "terra de ninguém". Eles já tinham fundado em 1737, o Forte Jesus, Maria e José (atual cidade de Rio Grande), que neste momento expande-se além de suas muralhas de taipa e, as terras à volta, são ocupadas sob a forma de sesmarias.
Com a chegada dos casais dos Açores, que iniciou-se a partir de 1748, o Continente de São Pedro é alimentado por um incremento demográfico. Este povo, habituado às pequenas propriedades das Ilhas em que anteriormente viviam, recebem enormes extensões de terras. Adaptando-se ao clima e a topografia, tornam-se estâncieiros.
Os açorianos mesclam-se com os castelhanos andarilhos que por aqui vagueavam sem ocupação certa, mas sabiam tropear, lidar com o gado, roubar e pelear.
Em 1824 chegaram ao Brasil os alemães e em 1870 os italianos. Com o caldeamento das raças, resultou um tipo humano ímpar "o gaúcho do campanha".

http://www.gauchinha.com.br/historia-do-gaucho/historia-do-gaucho.htm




Nenhum comentário:

Postar um comentário